DE TUDO UM POUCO

Em janeiro de 2009, fortemente influenciado por seus colegas de CQC, Rafael Cortez iniciou um trabalho como comediante stand-up em bares da cidade de São Paulo. Ao longo de todo o primeiro semestre do ano em questão, estudou o formato ao máximo e testou diferentes tipos de piadas e abordagens cômicas – todas, como se pede no stand-up, o texto é do próprio Rafael Cortez.

Foram dezenas de passagens em bares e espaços culturais diversos até chegar a um produto que, hoje, resume o trabalho de pesquisas e ousadias do artista: o solo de comédia “De Tudo Um Pouco”.

Não é um solo de stand-up comedy. É um espetáculo de humor. Trata-se de um show de pouco mais de uma hora de duração, na linha da comédia em pé, mas um pouco mais interativo e diferente: nele, Rafael Cortez reflete sobre trabalho, comportamento, música, sexo, passado, curiosidades e demais observações que possam lhe parecer oportunas na hora, de acordo com o estado de espírito da ocasião e da energia presente na plateia.

Em resumo, “De Tudo Um Pouco” é como o próprio nome diz: um pouco de stand-up, um pouco de improviso, um pouco de bate-papo, um tanto de interação, um misto de performance e uma pitada a mais de criatividade. O violão de Cortez entra com tudo no final de cada sessão, em uma reflexão divertida sobre a música clássica, ritmos do mundo e a bossa-nova. Tudo a serviço de um show construído de maneira pessoal e intimista com o público de cada cidade e ocasião.

Cidades por onde esse solo já passou: Teresina, São Paulo, Maceió, Salto, Vitória da Conquista, Goiânia, Campo Grande, Uberlândia, Recife, João Pessoa, Natal, Mogi Guaçú, Limeira, Indaiatuba, Santa Bárbara do Oeste, Campinas, Ribeirão Preto, Santo André, Vitória, Osasco, Cerquilho, Botucatu, Americana, Belo Horizonte, São Carlos, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Araraquara, Valinhos, Piracicaba, Mauá, Rio Claro, Jundiaí, Aracajú, Praia Grande, Cuiabá, Juiz de Fora, Jaú, Guarulhos, Sorocaba, Ipatinga, Jaguariúna, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Caraguatatuba, Santos, Curitiba, Itu, Brasília, Varginha, Três Corações, São João del-Rei, Bragança Paulista, São João da Boa Vista, Lavras, Sinop, Montes Claros, Barretos, Jaraguá do Sul, Campina Grande, São Luís, Manaus, Belém, Ilhéus, Itatiba, Rio de Janeiro, Caruaru, Vinhedo, Jataí, Cachoeira do Itapemirim, Linhares, São Matheus, Presidente Prudente, Pirassununga, Juazeiro, Barueri, Dracena, Porto Velho, Rio Branco, Fortaleza, Macapá, Porto Alegre, Frutal, Itabuna, Ilhéus, Nova Esperança, Votuporanga, Florianópolis, Santa Fé do Sul, Suzano e muitas outras, sempre com plateias lotadas, boas críticas, muitas sessões extras e, em algumas cidades, até quatro ou cinco passagens do mesmo show em épocas diferentes para plateias diferentes.

Em 20 de agosto de 2012, Rafael Cortez realizou o show comemorativo de 100 apresentações de “De Tudo Um Pouco” por todo o território brasileiro. A sessão aconteceu no Teatro APCD, em Santana, zona norte da capital paulista, contou com a abertura da banda “Dona Zoraide”, do irmão Leonardo Cortez, e teve o encerramento de Maurício Meirelles, colega de Cortez no CQC.

Em março de 2014, “De Tudo Um Pouco” teve sua primeira turnê internacional, percorrendo quatro cidades dos EUA e, em novembro, três cidades do Japão.

A sessão de número 200 do show aconteceu em setembro de 2015, na mesma cidade onde o show começou em 2009: Teresina, no Piauí.

O formato do espetáculo é ideal para ser apresentado em teatros e espaços culturais diversos – para plateias que vão de 500 a 1500 pessoas. Além disso, as necessidades técnicas para a realização são as mesmas de um stand-up tradicional, ou seja, tudo é viabilizado da maneira mais simples possível.

Empresas podem comprar o espetáculo para apresentações especiais personalizadas em seus eventos diversos, o que vem acontecendo desde 2010. Dezenas de parceiros de diversos setores já contrataram a versão corporativa de “De Tudo um Pouco”, e muitos outros podem apostar na mesma iniciativa.

Em 2016, “De Tudo um Pouco” entrou em seu oitavo ano de temporada e abriu portas para o novo solo de Cortez: o atual “O Problema não é você, sou eu”.



“O problema não é você, sou eu – dicas de um amante fracassado para ter sorte no amor”.

O novo show de humor de Rafael Cortez estreou em abril de 2016, cumprindo curta temporada no Teatro Brasil Kirim do Shopping Iguatemi de Campinas, SP. O texto é do próprio Rafael Cortez.

Em seu novo trabalho, Rafael segue o mesmo princípio do show anterior, “De Tudo um Pouco”: abordar temas diversos com os quais o público se identifique, em um solo que misture stand-up, improviso, interação com a plateia e música – mas agora com o Rap.

O foco do novo show é relacionamento. E tudo que dele se derive. Logo, no palco Cortez falará de namoros, casamento, traição, sexo, virgindade, tipos de casais e relações, amor-livre, solteirice, separação e o que mais nascer do tema. Afinal, segundo o próprio Cortez, o amor é a única coisa que é desejo vital comum entre todos os seres humanos: da Rainha Elizabeth ao Anderson Silva, de um operário de metalúrgica ao Chiquinho Scarpa. É um tema universal.

O “Desafio do Rap”, conhecido do Facebook de Cortez, está presente no show: na última cena do espetáculo, Rafael vai improvisar um rap em cima de uma batida instrumental pré-gravada. Temas e personagens da noite e da cidade de cada show entram no improviso, fechando o trabalho com chave de ouro.

Assim como aconteceu – e ainda acontece – com “De Tudo um Pouco”, o show “O problema não é você, sou eu – dicas de um amante fracassado para ter sorte no amor” roda todo o Brasil em temporadas de norte a sul.



HUMOR NA TV

As matérias, entrevistas, quadros e demais materiais especiais que Cortez gravou como humorista e jornalista em seus 6 anos de CQC, estão à disposição no Youtube! Pesquise e divirta-se!

Em 2015, Rafael Cortez realizou dois trabalhos especiais com o canal a cabo Comedy Central: foi apresentador da nova temporada do “República do Stand-Up”, mostra televisiva de 22 episódios com os maiores humoristas do gênero na atualidade, e protagonizou o reality-show que idealizou e concebeu junto ao canal: “Dirige Rafa”, uma série cômica onde os amigos de Cortez tentaram ensiná-lo a dirigir um carro. Ambas produções seguem com reprises constantes no canal.

Em 2016, Rafael foi contratado pela Rede Globo de Televisão, podendo ser visto de segunda a sexta no programa Vídeo Show, onde alternou reportagens divertidas com apresentações do programa na bancada, ao vivo, para todo o Brasil. Em 2017, Cortez somou uma novidade: passou, paralelamente, a apresentar um quadro de humor às terças no BBB 17.



HUMOR NA INTERNET

Rafael Cortez tem conteúdos próprios e divertidos em suas redes sociais: é o caso de “Canta Rafa”, onde mostra irreverentes e novas versões “voz e violão” de músicas pop’s da atualidade; “Desafio do Rap”, onde, em “lives” do Facebook, interage com os seguidores fazendo raps de improviso e a partir de sugestões dos internautas; e os vídeos do “Rap da Verdade” – trechos finais de seu show de humor “O Problema não é você, sou eu”, onde resolve um problema afetivo de alguma pessoa da plateia com rap de improviso, ao vivo. Todos esses produtos estão presentes no arquivo do Face oficial do Rafa, tendo novas edições esporadicamente (veja alguns dos produtos citados também nos arquivos desse site).

“Love Treta”, o canal de relacionamentos afetivos de Cortez, segue com vídeos semanais engraçados e repletos de convidados no Youtube.

“Rede BBB”, o Debate sobre BBB 17, segue desde final de janeiro ao vivo pelo Gshow – o portal de entretenimento da Globo. Cortez é o mediador de papos divertidos sobre o programa, ocorrendo sempre ao vivo e com convidados, às 15hs, às segundas, quartas e sextas enquanto o BBB estiver em sua temporada regular.

Por fim, Cortez continua fazendo projetos temáticos especiais para empresas, emissoras e internet. Prova disso foi o “Be-a-Bá da Bola”, uma criação dele a pedido do portal MSN. Na série da Microsoft de 07 semanas, Rafael explicou (enquanto também aprendia) os princípios básicos do futebol no contexto da Copa do Mundo no país em diversos vídeos curtos e divertidos. A produção foi da Fremantle Media. Veja como foi a série procurando pelos vídeos do “Be-a-Bá da Bola” no portal MSN!



OUTRAS ATUAÇÕES COMO HUMORISTA

Além de seus solos de humor, de seu livro cômico “Meu Azar com as Mulheres” e do show e CD musical “MDB – Música Divertida Brasileira”, com a banda Pedra Letícia, Rafael atua regularmente nos principais festivais de humor no Brasil, como o Risadaria (incluindo o Risadaria Tour, iniciado em 2015), o palco de stand-up da Virada Cultural de SP, os festivais de stand-up de Luíz França, o “Quase um Festival de Humor” e o festival Curitibano “Risorama”, de Diogo Portugal, entre outros.



RAFAEL NO COMEDIANS

Além disso, Cortez é Mestre de Cerimônia constante no Comedians, a melhor casa de stand-up brasileira, localizada no Centro de São Paulo, SP.



Confira mais no acervo


Humor
Instagram

  • Rafael Cortez - Todos os direitos reservados
  • Projetteria Entertainment
  • Dromedário Produtora
  • Tuagência Comunicações