+ CONTEÚDO

Na Produção

É também produtor de teatro, televisão e circo, tendo atuado nessas áreas por 10 anos. Trabalhou com a Ases Produções, Centro Cultural Santa Catarina, Teatro TUCA, Teatro Vento Forte, Empório Cultural, Cia. Cênica Nau de Ícaros, Cia. dos Gansos e outras produtoras de TV, grupos e espaços culturais paulistas.

Como realizador de projetos culturais, Rafael buscou o resgate da obra da cantora Nara Leão em “Mulheres de Hoje Cantam a Nara de Sempre”, um tributo com várias cantoras jovens da MPB. Apesar de aprovado pela Lei Roanet, o projeto não conseguiu a captação da verba, mas pode ser reinscrito em nova versão para um novo momento.

Rafa Cortez fez também o projeto The Live Show – idéia dele; o primeiro talk-show de humor transmitido pela internet (portal UOL) de dentro de uma faculdade e com os alunos de Comunicação Social inscritos no projeto trabalhando em cada etapa dele. A produção geral foi de Flávio Silva, mas Rafael esteve ativo em todas as frentes de produção com ele e a equipe técnica da Square Pixel.

ENGAJAMENTO POLÍTICO – Lives – Visibilidade Eleitoral

Idealizadas pelo diretor Pedro Granato e realizadas pela Cia. Pequeno Ato, “Visibilidade Eleitoral” foram as lives apresentadas e comandadas pelo Rafa direto de seu Instagram @rafaelcortez em 2020, por conta das eleições para prefeito e vereadores de SP. Nelas, Cortez entrevistou homens e mulheres que queriam ocupar uma das vagas na Câmara Municipal de São Paulo em 15/11/2020. Pessoas de diferentes partidos, cores, credos, raças e orientações ganharam um espaço alternativo para falar de suas idéias – tudo comandado com leveza e humor pelo Cortez. Foram Lives livres de qualquer ideologia política e desvinculadas de qualquer partido ou marca. Único pré-requisito: que as pessoas entrevistadas fossem do campo progressista. Elas rolaram no insta do Rafa algumas segundas e quartas, sempre às 21hs, até o dia 15/11/20.

 

CANAL NO YOUTUBE – RAFAEL CORTEZ 

“Love Treta”, o canal que o Rafa tem desde 2015, agora se chama Rafael Cortez. Lá, há algumas playlists com vídeos exclusivos de sua pluralidade artística: Love Treta; com seus materiais de humor específicos para o então canal, entre 2015 e 2020/ Música; com seu material como violonista e cantor/ Casa do Rafa; com seus novos vídeos para seu novo projeto de Youtube/ Carreira; com momentos de entrevistas e passagens por programas marcantes/ The Live Show; com os vídeos que fez no programa dentro da faculdade em 2019.

Redes Sociais e Mídias Digitais

Com quase 700 mil seguidores no Facebook, cerca de 3,5 milhões no Twitter, mais de 500 mil no Instagram e mais de 400 mil em seu canal no Youtube, Rafael produz conteúdo sob medida em suas redes sociais. Tanto para interação livre com seu público cativo, como para divulgar produtos de empresas em ações publicitárias. O mesmo vale para causas sociais e demais eventos que lhe sejam relevantes.

Ao longo da Pandemia imposta pelo Covid-19, Cortez fez dezenas de lives em seu Instagram e algumas em seu Face – todas voltadas para o entretenimento de espectadores isolados em suas casas e como estímulo para que seguissem melhores e mais leves nelas. Foram centenas de horas de material de música e outras tantas de humor – fato que o ajudou a montar seu novo solo de comédia “Antivírus, o Show”, que estreou primeiro na internet à medida que foi nascendo e hoje é o novo show de carreira de Cortez.

No Facebook, Cortez realizou o “Canta Rafa”: uma série de vídeos divertidos de Cortez onde as músicas mais conhecidas da atualidade no Brasil ganham divertidas versões voz e violão, contando com ampla participação dos internautas na definição dos repertórios.

Também no Facebook e lives de Instagram, Rafael realizou esporadicamente o “Desafio do Rap”: uma transmissão que fazia ao vivo, de onde estivesse, e que envolvia o máximo de interação com seus seguidores. Era quando Cortez improvisava raps com todo e qualquer tema desenvolvido com os internautas, em transmissões lotadas de comentários, visualizações e compartilhamentos.

O talk-show The Live Show, já citado anteriormente, foi a grande aposta de Rafael Cortez na carreira de web-influencer em 2019 e dele nasceu um novo programa com o Rafa, agora TV aberta – processo que foi interrompido pela Pandemia. Além de tudo já citado, Rafael segue – pelo quinto ano seguido – com seu canal no Youtube; “Love Treta” passou a chamar “Rafael Cortez”. Em breve, uma novidade audiovisual será estreada: é a “Casa do Rafa”. Aguardem!

O que vem por aí em 2021

Shows musicais

Rafael lançou, pela Sony Music do Brasil, o trabalho musical “MPB – Naquele Tempo” em 2019. Ele traz canções cujas letras e melodias são 100% de Cortez. A direção do projeto é do próprio Cortez, com arranjos, violão e regência do músico Sérgio Bello e participação de Sabrina Parlatore nos vocais. Cada faixa ganhou um clipe, sendo que “Amor no Gibraltar” veio com uma animação produzida pela Conté Estúdios. Os shows do projeto seguem firmes em Lives na internet durante a Pandemia, e serão retomados presencialmente com plateias quando isso for autorizado pelas autoridades de saúde, bem como outros shows musicais de Cortez como o de formato voz e violão, onde várias obras da MPB, de Cortez e mestres dele, são apresentadas pelo Rafa e seu instrumento.

“Antivírus, o show” 

Novo solo de humor de Rafael Cortez. Trata-se de um texto que aborda apenas temas ligados ao Isolamento Social por conta da Pandemia da Covid-19. Os textos foram nascidos, testados e aperfeiçoados em Lives de Instagram e, às vezes, Facebook. Essa experiência teve Cortez como precursor no Brasil. O novo show de Rafael Cortez tem sido realizado em eventos corporativos diversos, bem como Drive-In’s de diversas cidades do país desde 2020 – e deve seguir pelo anos de 2021 especialmente no mercado Corporativo – o que tem sido seu maior consumidor.

Dramaturgia

No cinema, Rafael protagoniza o longa “ Rir pra não chorar”, de Cibele Amaral. O filme, gravado em 2018 e com lançamento previsto para 2021, conta a história de um humorista de stand-up consolidado que passa a ter fobia de palco tão logo descobre que a mãe está doente. A data de lançamento será divulgada nas redes sociais do Rafa e na imprensa.

Novo programa de TV

Será uma segunda temporada do “The Live Show”, o talk-show de humor do Rafa na internet, mas agora em TV aberta. O  programa volta com um novo nome e episódios inéditos e novos convidados em 2021, ou quando as atividades se normalizarem no pós-Pandemia. Mais infos em breve, aqui e nas redes sociais do Rafa.

Casa do Rafa

Uma releitura dos clássicos programas de variedades do lar como “Todo Seu”, de Ronie Von, e “Mais Você”, de Ana Maria Braga. Tem Cortez como âncora ao lado de Lena, sua fiel escudeira de sua casa e do Love Treta, agora no papel de Governanta. Projeto para TV e Internet, com novidades a serem contadas em breve!

Love Treta Retrô

Sim, em 2021 o Love Treta vai voltar! Serão poucos episódios reunindo Rafa, Lena, Raquel e Natalião, agora num formato Retrô só para matar as saudades. Aguardem!

PodCasts

Cortez conduz o PodCast da Circle Aceleradora: é o “CircleMartech”, onde conteúdos diferenciados e atrativos são oferecidos para o mercado de marketing, tecnologia e inovação, mas com o bom humor do Rafa. Além disso, em 2021 virá seu próprio PodCast de entrevistas, com anônimos e famosos. Aguardem!

Novo CD em 2021!

Novas canções de MPB de Rafa Cortez compostas durante a Pandemia do Covid-19, como “Pra Chorar Juntinho aos Meus”, “Um Abraço”, “Benigno”, “Que sorte a minha”, “Guenta Aí”, “Bicho Solto” e muitas outras, serão gravadas com banda no novo trabalho em estúdio do Rafa. Dessa vez, a direção musical e parte dos arranjos está a cargo de um nome forte da nova MPB. Mais novidades em breve, aqui e nas redes sociais do Rafa!

“Voluntários – Tudo pela Ciência” by NatGEO em Disney Plus!

Rafa Cortez foi escolhido pela Disney para ser o apresentador de um novo formato de programa científico divertido com testes inusitados em humanos. O lançamento será entre abril e maio de 2021, e será simultâneo com México e Argentina, com cada país tendo seu host. Os episódios serão conferidos no novo streaming da Disney, o Disney Plus, a maior novidade do gênero em 2020.

Demais atividades

Os shows de stand-up, canjas em casas de humor, participações em festivais de comédia, eventos corporativos, palestras, recitais de voz e violão, apresentações do EP Naquele Tempo, datas da gravação de seus projetos e apresentações do Música Divertida Brasileira, tiveram agendas SUSPENSAS em 2020 por conta da Pandemia. Versões de muitos desses produtos para Lives na internet surgiram, bem como apresentações musicais no mesmo formato. Formatos de apresentações em Drive-In seguem em curso, com datas e locais apresentados na agenda desse site. Tão logo as atividades presenciais com público possam ser retomadas, Cortez voltará aos palcos de todo o país, assim como já tem feito em raras apresentações com plateias restritas pelo Brasil. Na AGENDA desse site e em suas redes sociais, dá para se informar dos passos futuros do Rafa.